top of page

GATILHOS

GATILHOS (MECHANICAL RELEASES)

Com a introdução do arco composto nos anos 60, os praticantes de tiro com arco puderam vivenciar um grande salto na pratica do tiro com arco, devido à facilidade proporcionada pelas roldanas do arco durante a produção do esforço na puxada.

Mas ainda restava uma lacuna a ser preenchida que éra a largada da corda, muitas vezes prejudicada pelo desconforto nos dedos do arqueiro, mitigada pelo uso de proteções como dedeiras (finger tabs) ou luvas especiais. Mas a imprecisão no disparo continuava, mesmo com estes acessórios.

Foi quando em meados de 1970, o Sr. Mel Stanislawsky começou a produzir os primeiros disparadores mecânicos para o tiro com arco. Um divisor de água para o aumento da precisão no tiro.

Os gatilhos mais comuns disponiveis no mercado podem ser divididos em quatro grupos:

- Thumb Release (gatilho de dedo)

- Wrist Release (gatilho de pulso)

- Back tension ou Hinge Release (gatilho acionado pela rotação da escapula)

- Resistance Release (gatilho de resistencia)

Os gatilhos do tipo Thumb Release são empunhados por 2, 3 ou 4 dedos: indicador, médio, anelar e mínimo, e são acionados pelo dedo polegar. Nesse tipo de gatilho o botão acionador pode ser posicionado conforme a preferencia do arqueiro, e tem regulagem de sensibilidade.

Os modelos do tipo Wrist Release são presos ao punho do arqueiro e normalmente são disparados pelo dedo indicador. Estes são os preferidos pelos caçadores.

Os gatilhos do tipo "Hinge" (dobradiça), são parecidos com o tipo Thumb Release. Nestes o tiro sempre acontece de surpresa. Fator importante para um tiro sem a "intromissão" do arqueiro, o que poderia atrapalhar o trajeto certeiro da flecha ao alvo. No tiro de surpresa o arqueiro sustenta o arco focando no processo de pontaria no alvo, enquanto mantém a contração dos músculos da escapula (rombóide), produzindo assim a rotação no gatilho necessária para a liberação da corda.

Gatilhos do tipo Resistance também são parecidos com os modelos Thumb e Hinge, mas o conceito de tiro é mais parecido com o Hinge, pois a proposta é de um tiro de surpresa. Seu acionamento é realizado quando a força de retenção da corda do arco atinge uma potencia programada pelo arqueiro. Desta forma, durante a puxada o arqueiro deve bloquear o funcionamento do gatilho por um botão proximo ao polegar, e após alcançar a puxada total o botão é liberado, permitindo assim o processo de disparo que acontece somente quando o esforço da puxada atingir a potencia para a qual o gatilho foi regulado.

Por exemplo: em um arco de 60lbs, com let-off de 75% a potencia ao final da puxada será de 15lbs. Nesse caso o arqueiro pode regular o gatilho para disparar com algumas libras a mais que no descanso, como 18lbs ou mais. Desta forma ele pode mirar no alvo enquanto vai aumentando o esforço da puxada até que ao alcançar as 18lbs o arco é disparado. 

A utilização incorreta dos gatilhos pode levar ao chamado "Target Panic" ou "pânico do amarelo". Problema causado na maioria das vezes por ansiedade para disparar. Nestes casos o arqueiro tenta mirar no alvo mas não consegue fixar a mira no centro, disparando precocemente.

Os gatilhos Hinge e de resistência são muito indicados para aqueles que estão sofrendo com o Target Panic, pois obrigam o arqueiro a ficar mirando no alvo até que o tiro aconteça por si só.

Se você comprou ou já experimentou um de nossos produtos, deixe seu comentário ou sugestões:

bottom of page